Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

Prefeito de Barreiras afirma que o aeroporto não irá fechar



O prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, tem trabalhado arduamente para que o aeroporto da cidade seja reformado e atenda às necessidades da região. Ele já participou de várias reuniões e conversas com o governador Jerônimo Rodrigues e com órgãos competentes, buscando garantir que a reforma e ampliação do aeroporto saiam do papel. Nesta sexta-feira, 11, o prefeito está em Brasília em busca de soluções imediatas para essa obra, que tem sido um grande gargalo para o desenvolvimento do Oeste baiano.

O Governo da Bahia já definiu as empresas responsáveis pela execução das obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Barreiras Dom Ricardo Weberberger, que é administrado pela gestão estadual. O consórcio formado pelas empresas Pórtico Construções Engenharia e pela Empresa Brasileira de Soluções Aeroportuárias (EBSA) realizará as intervenções, que devem custar mais de R$ 44 milhões. Parte desse valor será custeada por recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outra parte virá do Governo da Bahia.

As obras incluem a construção de um novo terminal de passageiros, a reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem, além da construção de um novo pátio para aeronaves. Também estão previstos serviços complementares, como drenagem, infraestrutura para balizamento noturno e auxílio à navegação. A reforma da taxiway — a pista de rolamento das aeronaves que permite seu deslocamento entre o terminal, hangares, pátios e outras instalações — também está no projeto. Com essas intervenções, a expectativa é que o aeroporto amplie sua operação para receber aviões com capacidade para aproximadamente 200 passageiros.

A duração das obras é estimada em 360 dias para a construção do novo terminal de passageiros e 240 dias para a ampliação da pista de pouso e decolagem, após a assinatura das ordens de serviço.

Essa modernização do aeroporto tem sido uma cobrança constante do prefeito Otoniel Teixeira, do União Brasil. Ele afirma que a infraestrutura atual é um dos principais entraves ao desenvolvimento da região Oeste. Com uma pista de pouso e um terminal pequenos, aviões de grande porte não têm autorização para pousar no aeroporto. A demanda por voos na região é alta, especialmente nas rotas Barreiras-Salvador e Barreiras-Brasília. Atualmente, há voos diários entre Barreiras e a capital baiana; no entanto, o transporte ainda é insuficiente. O trecho entre Barreiras e Brasília ainda não é ofertado.

O Oeste da Bahia é um polo educacional, medicinal e comercial, além de ser um dos maiores produtores de algodão e soja do Brasil. No entanto, ainda não contamos com esse serviço aéreo essencial para oferecer aos empresários da região — afirmou o prefeito.





Portal veja Oeste 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste