A Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), presidida pelo deputado José de Arimateia (Republicanos), realizou, na última quinta-feira (13), uma nova vistoria na Barragem de Pinhões, em Juazeiro. Durante a inspeção, os técnicos informaram que, apesar da evidente necessidade de manutenção, não há risco iminente de ruptura. No entanto, intervenções devem ser realizadas.
A inspeção contou com a presença do engenheiro agrônomo e assessor técnico do deputado na Comissão de Meio Ambiente, Eduardo Macário, além da equipe de engenharia do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs). “O que se observa é um excesso de vegetação no talude a montante, que, em caso de chuvas, pode exercer pressão sobre a estrutura, comprometendo sua estabilidade. Há também indícios de uma movimentação lenta e gradual do maciço, que deverá ser melhor avaliada após a limpeza da vegetação. Outro ponto de atenção é a erosão no vertedouro, que, a cada sangramento, transporta material e danifica progressivamente o equipamento. São problemas estruturais pontuais, mas que exigem reparação", explicou o engenheiro.
Defensor frequente da segurança das barragens na Bahia, o deputado José de Arimateia destacou a importância da manutenção e fiscalização contínuas por parte dos órgãos competentes para evitar desastres. “O grande problema é a falta de manutenção regular, que pode comprometer significativamente a estrutura e causar danos irreversíveis à população e ao meio ambiente. Por isso, seguimos atentos e fiscalizando”, afirmou.
Inaugurada em 1965, a Barragem de Pinhões é classificada como um equipamento de uso múltiplo, sendo utilizada para dessedentação animal, pesca, piscicultura, irrigação e lazer, desempenhando um papel fundamental na economia local.