A Federação Internacional de Futebol (FIFA), anunciou, as sedes das edições de 2030 e 2034 da Copa do Mundo. Os locais foram anunciados no Congresso Extraordinário da FIFA, realizado de forma virtual. Sem concorrentes, as sedes de 2030 e 2034 foram confirmadas pelo presidente Gianni Infantino após decisão por aclamação.
Os países que vão receber a Copa de 2030 serão a Espanha, Marrocos e Portugal. No entanto, três jogos da competição serão disputados na América do Sul (Uruguai, Argentina e Paraguai, uma partida em cada país), como forma de celebrar os cem anos do primeiro Mundial, realizado no Uruguai, em 1930. Estas partidas serão na semana anterior à abertura oficial da Copa.
A sede do Mundial de 2034 também foi confirmada, tendo a Arábia Saudita como o país receptor da competição. O território propõe jogos em 15 estádios de cinco cidades do país (Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar). O estádio King Salman, em Riade, foi escolhido para receber o jogo de abertura e a final. A candidatura saudita recebeu nota 4,2 de um máximo possível de 5.
Uma das cidades propostas para receber jogos é a futurista Neom, que está sendo desenvolvida no Noroeste do país, na costa do Mar Vermelho, baseada em energia renovável e transporte sustentável.
No entanto, a candidatura da Arábia Saudita sofre críticas de entidades internacionais de direitos humanos, que cobram da FIFA que não realize a Copa de 2034 no país. A Noruega já reclamou formalmente da escolha.
Fonte: Portal BNews.
Tags:
Esportes