Número de pessoas que consideravam o trabalho do presidente como ‘ótimo’ ou ‘bom’ caiu 16% no período
Ao se aproximar do terceiro ano à frente do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vê uma queda significativa na avaliação positiva de sua gestão. Os resultados do estudo do PoderData, divulgados pelo site Poder360 nesta quarta-feira, 18, apontam para essa tendência.
No momento, 27% dos eleitores classificam seu trabalho como “bom” ou “ótimo”, uma queda se comparada aos 43% do começo de seu mandato.
Os dados mostram que 33% dos eleitores avaliam o desempenho de Lula como “ruim” ou “péssimo”, uma ligeira redução em relação à sua posse, quando eram 35%.
Ao longo do mandato, esses índices variaram dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais, atingindo um ápice de desaprovação em maio de 2024, com 37% de insatisfeitos.
Adicionalmente, Lula é considerado com um desempenho “regular” por 35% do eleitorado, com 4% não conseguindo responder. O estudo ainda explorou a opinião geral sobre o governo: 48% dos participantes não aprovam sua administração, por outro lado, ainda há 45% que a aprovam.