Pai e filho foram eleitos prefeitos em cidades da Bahia, no domingo (6). O caso inusitado foi nos municípios de Jandaíra, no litoral norte, e Jussara, na região centro norte do estado. As cidades ficam a 584 km de distância uma da outra.
O pai, Gildásio Mendes (PSD), de 70 anos, foi eleito prefeito de Jandaíra, com 54% dos votos válidos. Já Tacinho Mendes (PP), de 37 anos, filho de Gildásio, foi reeleito prefeito de Jussara, com 60,09% dos votos válidos. Ele também havia disputado a gestão municipal em 2012 e como vice-prefeito, em 2016. O político foi eleito gestor da cidade em 2020.
Os dois são naturais do município de Jussara, mas Gildásio começou a atuação política em Jandaíra em 2008, quando o genro dele, Roberto Leite, foi eleito prefeito na cidade e o convidou para ser secretário de Finanças.
“Eu estou muito feliz com essa vitória, que eu costumo dizer, em dose dupla. Isso é fruto de um trabalho meu e dele, tanto em Jandaíra, quanto Jussara. O povo reconheceu e o resultado veio nas urnas”, afirmou o prefeito eleito Gildásio em entrevista ao G1.
Ao g1, o filho de Gildásio, Tacinho Mendes, disse que vencer as eleições junto com o pai traz um sentimento de “responsabilidade e gratidão”. “Eu me inspiro em meu pai como pessoa. Ele sempre foi uma pessoa correta, do bem e que sempre procurou a ajudar o próximo”, disse Tacinho Mendes.