Operação do MP Desmonta Esquema de Contratações Ilegais em Prefeituras do Oeste da Bahia



Na quinta-feira, 29, uma operação realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) resultou na prisão em flagrante de um homem por porte ilegal de arma, no âmbito de uma investigação sobre um esquema criminoso de contratações públicas irregulares na Prefeitura de Mansidão, no oeste da Bahia.

As empresas investigadas na operação, que também levaram à prisão do prefeito de Mansidão, estão atuando em Riachão das Neves, tanto na Prefeitura quanto na Câmara de Vereadores. Essas entidades estão sendo acusadas de práticas semelhantes às investigações em Mansidão. Elas movimentam mais de 30 milhões de reais anuais em contratações, pagando valores abaixo do mínimo para seus colaboradores e sem recolher os impostos trabalhistas e previdenciários.

Segundo o MP-BA, três pessoas já foram denunciadas pelos delitos relacionados a esse esquema. Os processos correm sob sigilo e as investigações continuam em andamento.

Durante a operação, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Mansidão, em residências de agentes públicos e em escritórios de contabilidade nos municípios baianos de Mansidão, Wanderley, Barreiras e até mesmo em Brasília. Foram apreendidos R$ 140 mil em espécie, celulares, documentos e talões de cheque. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que também determinou o bloqueio dos bens dos acusados a pedido do MPBA.

A ação foi realizada pela Unidade de Assessoramento e Investigação da Procuradoria-Geral de Justiça (Unai) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MP baiano, com apoio da Companhia Independente de Polícia Especializada (Cipe Cerrado) da PM e do Gaeco do MP do Distrito Federal.

Fonte G1




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste