Como candidata a vereadora, a minha proposta sugere a redução da carga horária dos professores em sala de aula e a jornada de trabalho na escola. Juntamente com essa redução também ter o oferecimento de apoio psicológico para as crianças e adolescentes da escola, bem como para os professores, gerando um grande impacto na educação e no bem-estar de toda a comunidade criação de Projeto para Captação de Recursos e Parcerias Governamentais, buscar recursos focar na captação de fundos, desenvolvimento de parcerias, e utilização estratégica dos recursos para melhorar a cidade.
1. Identificação de Necessidades Locais:
• Realizar um levantamento detalhado das principais necessidades da comunidade, como infraestrutura, saúde, educação, segurança, esporte, cultura, e lazer. Esse diagnóstico servirá de base para direcionar os esforços de captação de recursos.
• Priorizar áreas críticas que necessitam de atenção urgente, como escolas que precisam de reformas, hospitais que carecem de equipamentos, ou áreas urbanas que demandam melhorias.
2. Criação de um Plano Municipal de Captação de Recursos:
• Propor a criação de um plano estruturado para captação de recursos junto ao governo estadual, federal.
• Formar uma equipe técnica na prefeitura ou uma comissão específica que fique responsável por monitorar essas oportunidades, elaborar os projetos e submeter propostas.
3. Incentivar parcerias público-privadas para o desenvolvimento de projetos locais, como a construção de parques, centros de saúde, e escolas, entre outros.
4. Busca de Recursos através de Emendas Parlamentares:
• Estabelecer parcerias com deputados estaduais e federais para a obtenção de emendas parlamentares direcionadas a projetos específicos no município. Como vereadora, a candidata pode atuar como uma ponte entre o município e os parlamentares, articulando a liberação de recursos para atender às necessidades da cidade.
• Organizar encontros e eventos para aproximar os representantes locais dos parlamentares, criando um diálogo contínuo sobre as prioridades da cidade e facilitando o direcionamento de recursos.
Proposta de Redução de Carga Horária dos Professores, Apoio Psicológico para os professores, as crianças e os adolescentes.
Objetivo: Melhorar a qualidade de vida dos professores, garantindo que tenham mais tempo para planejamento pedagógico e auto cuidado, enquanto promovemos o apoio psicológico para crianças e adolescentes, fortalecendo seu desenvolvimento emocional e acadêmico.
Justificativa:
• Carga Horária dos Professores: Os professores enfrentam uma rotina intensa e, muitas vezes, sobrecarregada. Ao reduzir a carga horária de trabalho, eles terão mais tempo para se dedicar ao planejamento das aulas, ao desenvolvimento de atividades criativas e ao seu próprio bem-estar, resultando em uma educação mais eficaz.
• Apoio Psicológico: Crianças e adolescentes enfrentam diversos desafios emocionais e sociais, especialmente em tempos de mudanças rápidas e incertezas. O apoio psicológico nas escolas é essencial para ajudar a lidar com questões como ansiedade, depressão, bullying, e conflitos familiares, que afetam diretamente o desempenho escolar e o desenvolvimento saudável.
Propostas Específicas:
Proposta: Políticas de Gestão de Alunos e Manejo Disciplinar nas Escolas, focar na criação de um ambiente mais justo, inclusivo e construtivo para os estudantes, ao mesmo tempo que considera a necessidade de manter a ordem e a disciplina.
1. Avaliação Crítica das Políticas de Suspensão e Disciplina:
• Analisar as atuais políticas de gestão de alunos no município, com foco especial nas práticas de suspensão e exclusão da sala de aula. A ideia é avaliar se essas medidas estão realmente ajudando os alunos ou se estão contribuindo para a marginalização e o afastamento do ambiente escolar.
• Realizar consultas com a comunidade escolar (alunos, pais, professores, gestores) para entender os impactos dessas políticas na prática.
2. Alternativas à Suspensão e Exclusão:
• Propor a criação de alternativas pedagógicas à suspensão, como programas de mediação de conflitos, atividades extracurriculares de recuperação e acompanhamento individual para os alunos que apresentam problemas de comportamento.
• Incentivar práticas de justiça restaurativa dentro das escolas, onde os alunos possam compreender o impacto de suas ações e participar ativamente da resolução dos conflitos que surgirem.
3- • Propor a criação de salas de mediação e apoio nas escolas, onde os alunos que estão enfrentando dificuldades comportamentais ou emocionais.
• Implementar programas de acompanhamento contínuo para alunos em situação de vulnerabilidade ou que tenham apresentado problemas de disciplina, assegurando que eles recebam o suporte necessário para se reintegrar ao ambiente escolar de forma produtiva.
4. Capacitação dos Educadores para o Manejo Disciplinar:
• Oferecer capacitação contínua para os educadores sobre como lidar com situações desafiadoras em sala de aula, utilizando métodos pedagógicos que promovam a disciplina positiva e o desenvolvimento emocional dos alunos.
5. Engajamento das Famílias na Solução de Problemas Disciplinarios:
• Incentivar a participação das famílias no processo de gestão disciplinar das escolas, criando canais de comunicação abertos e contínuos entre pais e escola. Quando os pais estão envolvidos, os alunos tendem a se sentir mais apoiados e menos propensos a problemas de comportamento.
• Realizar workshops e reuniões que ajudem os pais a entenderem e participarem ativamente na construção de um ambiente escolar positivo e disciplinado para seus filhos.
6. Monitoramento e Avaliação das Políticas de Disciplina:
• Busca promover um ambiente escolar mais inclusivo e justo, onde o foco esteja no desenvolvimento dos alunos, e não apenas na punição. Ao investir em políticas de mediação, apoio emocional e envolvimento da comunidade escolar, é possível construir uma gestão de alunos que seja mais construtiva e eficiente.
1. Redução da Carga Horária dos Professores:
• Implementar políticas que permitam a redução progressiva da carga horária dos professores sem impactar negativamente seus rendimentos.
• Incentivar a contratação de mais profissionais da educação para distribuir a carga de trabalho, garantindo que a qualidade do ensino não seja comprometida.
• Oferecer formação continuada e oportunidades de desenvolvimento profissional para professores, utilizando o tempo disponível em sua carga horária de trabalho.
2. Implementação de Apoio Psicológico nas Escolas:
• Criar um programa de atendimento psicológico nas escolas, com psicólogos e assistentes sociais especializados no atendimento de crianças e adolescentes.
• Estabelecer parcerias com universidades e ONGs para oferecer atendimento psicológico a baixo custo ou gratuitamente nas escolas.
• Promover campanhas de conscientização sobre saúde mental dentro da comunidade escolar, envolvendo pais, alunos e professores.
• Garantir que o apoio psicológico esteja disponível não só para os alunos, mas também para os professores, que muitas vezes lidam com altos níveis de estresse.
Impacto Esperado:
• Melhoria na qualidade de ensino, com professores mais preparados e menos sobrecarregados.
• Maior bem-estar emocional e mental das crianças e adolescentes, com reflexos diretos em seu desempenho escolar e social.
• Redução do índice de evasão escolar e problemas de comportamento, contribuindo para a formação de cidadãos mais equilibrados e preparados para o futuro.
Essa proposta reflete o compromisso com a educação e o bem-estar da comunidade, destacando a importância de cuidar tanto dos professores quanto dos estudantes. Como parte da nossa campanha, podendo fortalecer ainda mais a imagem de liderança educacional e de apoio às famílias de Barreiras.
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municípios