Barreiras desponta como a quarta melhor cidade da Bahia em qualidade de vida, conforme revela o recente ranking do Índice de Progresso Social (IPS). Com uma pontuação de 63,3, Barreiras destaca-se não apenas regionalmente, mas também em relação a outras cidades economicamente robustas do estado.
Barreiras brilha no cenário da qualidade de vida e retoma o protagonismo regional como a Capital do Oeste Baiano.
Repare que mesmo mesmo com a forte influência do agronegócio e tendo o 5º maior PIB da Bahia, com quase R$ 9 bilhões, Luís Eduardo Magalhães não consegue a mesma performance de Barreiras..
O fato de Barreiras ocupar os primeiros lugares no Ranking de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, além de elevar a auto estima, devolve o orgulho ao povo que vive na mais importante cidade do Oeste Baiano, a chamada CAPITAL DO OESTE.
A pontuação de 63,3 no IPS reflete uma cidade que investe continuamente em políticas públicas promovendo o desenvolvimento e a inclusão social e, sobretudo, cuidando das pessoas o que é fundamental.
As melhorias nas áreas de segurança, serviços públicos, infraestrutura, proporcionam uma verdadeira explosão no setor de crescimento imobiliário, na expansão comercial, atraindo o empresariado de várias partes do Brasil. Estes são fatos evidentes e reconhecidas pelos moradores.
Quando iniciativa privada faz a sua parte e a gestão pública dinamiza o crescimento, o povo se entusiasma e o desenvolvimento vem como consequência dessa junção de fatores. São esses os diferenciais que Barreiras apresenta para figurar entre as primeiras em Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Bahia.