Cidades baianas somam mais de 10 mil casos de acidentes com escorpiões; confira

 



Até a última segunda-feira (15), foram registrados 10.504 acidentes com escorpiões na Bahia desde o início do ano, conforme informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

As regiões de saúde do centro-leste e do sudoeste são as mais afetadas. As cidades com os maiores números de casos nesse período incluem Feira de Santana (316), Vitória da Conquista (301), Irecê (225), Jequié (202), Seabra (132), Poções (126), Santo Estevão (124), Euclides da Cunha (123), Barreiras (109), Jaguaquara (101), Macaúbas (90) e Camaçari (54).

No estado, 21 pessoas morreram em decorrência de picadas de escorpiões neste período. Jucelino Nery, diretor do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA), ressalta que, apesar do elevado número de casos nos primeiros meses, a maior incidência de escorpionismo ocorre no quarto trimestre do ano.

Segundo o especialista, essa maior frequência está relacionada ao clima. No calor, os escorpiões se tornam mais ativos em busca de alimento, e em períodos de chuva intensa, eles geralmente são deslocados e procuram abrigo.

“A soma dos dois fatores resulta no aumento de casos. Os acidentes são mais frequentes nos meses mais quentes e chuvosos, em geral, características mais marcantes a partir do mês de setembro, quando o número de casos começa a aumentar de forma mais significativa, ainda mantendo-se elevado no primeiro trimestre do ano seguinte, com redução importante no terceiro trimestre”, revela.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste