Como num jogo de xadrez na política ganha quem tem a capacidade de prever o maior número de jogadas dos adversários e nesse requisito o Zito deu uma aula até mesmo aos desavisados.
Quando Zito rejeitou o nome do atual vice prefeito, Emerson para a sucessão municipal evitando que a prefeitura caísse nas mãos do PT muitos se manifestaram contra o prefeito e até terceu maudosos comentários.
Agora com o passar das jogadas ficou bem claro que não passava de um golpe arquitetado pelo governador, Emerson agora é o vice de Tito, pronto está consumado.
Ainda observando o jogo atentamente o prefeito prever a jogada da esquerda em distribuir adversários fantasiados de direita, no caso Davi Schmidt que vem fazendo tratativas com a cúpula do PT e cada vez mais atacando os candidatos da direita buscando dividir o eleitorado de Bolsonaro, como ele não aparece nas pesquisas o anonimato tem sido seu calvário. O pagamento será um robusto financiamento do BNDES outorgado pelo PT.
Por outro lado o candidato do LEM vem derramando dinheiro em busca de lougrar um lugar ao podium, bem aos modos antigos o fato é que ele vem despencando na opinião pública ao saber que tem dinheiro do LEM para evitar que Zito inaugure obras públicas importantes como o hospital de Barreiras, a terceira ponte o estádio e outras obras estruturantes, acontece que o povo já sabe como agir daqui pra frente.
Já dar pra perceber que a retração da farra está contida nos números das pesquisas de ruas que são cada vez menores.
O candidato do PT amarga o desprestígio da opinião pública com o governo do petista Jerônimo e do presidente Lula, ainda tem levado puxão de orelha dos seus chefes por não saber explicar o crescimento vertiginoso do principal adversário, Otoniel.
Nesse jogo do tabuleiro o maior xadrezista é o que tem paciência e visão futura para manter as pedras mais importantes no tabuleiro na política. Zito aliado com a direita está atento as movimentações do adversário.
São todos contra um.