Um dos principais entraves para empresários e empreendedores é a burocracia e dificuldades impostas, além do tempo e valores para investir em negócios e aberturas de empresas. A Redesim do Governo Federal listou as cidades brasileiras que, através de iniciativas, programas e parcerias, conseguiu desburocratizar a abertura de empresas. A Redesim é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da união, como estados e municípios, com o objetivo de padronizar procedimentos, reduzir custos e aumentar a transparência.
Segundo levantamento do órgão federal e compilação de dados do Centro de Liderança Pública (CLP), a cidade de Guanambi, mesmo sendo o 19º município da Bahia em população e 33º Produto Interno Bruto (PIB), a cidade ocupa a 6ª colocação no ranking de menor tempo para abertura de empresas, estando a frente de grandes cidades baianas de maior economia e até de capitais brasileiras.
Segundo Alex Jean, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), a posição da cidade no ranking reflete uma série de iniciativas da pasta e gestão municipal, para facilitar, desburocratizar e ampliar o acesso de empreendedores na formalização de seus negócios. Recentemente, a prefeitura de Guanambi recebeu dupla premiação, uma do SEBRAE, de Prefeito Empreendedor, na categoria “Melhor Projeto da Sala do Empreendedor da Bahia e a premiação nacional no SMART CITY BUSINESS BRAZIL CONGRESS 2024, por inovação e desenvolvimento de políticas públicas. Veja ranking completo abaixo:
1. Alagoinhas
2. Teixeira de Freitas
3. Porto Seguro
4. Simões Filho
5. Jacobina
6. Guanambi
7. Santo Antônio de Jesus
8. Feira de Santana
9. Jequié
10. Juazeiro
11. Camaçari
12. Salvador
13. Lauro de Freitas
Fonte: ASCOM