O Partido dos Trabalhadores (PT) trabalha com a perspectiva de ter candidatos próprios às Prefeituras das três capitais do Centro-Oeste [Campo Campo, Cuiabá e Goiás], mas a direção nacional não vê o partido com chances de vitória em nenhuma delas, região em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem forte capital eleitoral.
Na eleição de 2022, Bolsonaro ganhou de Lula no Mato Grosso por 65,08% a 34,92%, no Mato Grosso do Sul por 59,49% a 40,51% e em Goiás por 58,71% a 41,29%.
Os pré-candidatos do PT nas cidades já estão definidos. A deputada federal Camila Jara concorrerá em Campo Grande, enquanto o deputado estadual Lúdio Cabral se apresentou como o nome do partido em Cuiabá. Delegada Adriana Accorsi, também deputada federal, disputará o pleito em Goiânia.
De acordo com a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, lideranças nacionais do PT voltarão a se reunir em breve para conversar sobre as eleições municipais. Por ora, o partido entende que será necessário ter petistas defendendo o governo federal nas capitais de uma região com intensa presença do agronegócio e que tem forte rejeição ao presidente Lula.
Tags:
Politica