_Fotos: Divulgação/ Aiba_
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) vai investir R$2,3 milhões em projetos sociais de entidades do Oeste do Estado inscritos no Edital 01/2024 do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). No total, foram contemplados 41 projetos avaliados pelo Conselho Deliberativo do Conselho Deliberativo do fundo.
A reunião de avaliação dos projetos ocorreu na última sexta-feira (23). O edital dispõe o montante de R$2,3 milhões proveniente de doações dos produtores rurais e de pessoas físicas e jurídicas, que serão investidos nas áreas de inclusão social, agricultura familiar, abrigamento, educação, inclusão digital, saúde animal, capacitação técnica, geração de emprego e renda, esporte e lazer, dentre outros.
Foram aprovados 27 projetos por meio do edital com o Banco do Nordeste e 14 ações através do primeiro edital com a Cooperativa de Crédito Sicredi. Os projetos aprovados representam entidades localizadas nos municípios de Barreiras, Correntina, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Santana, São Desidério e Santa Rita de Cássia.
“Todo esse processo de avaliação é feito de forma muito criteriosa pelo Conselho Deliberativo. E durante o decorrer do ano, à medida que são feitos os repasses dos valores e executados os projetos, são realizadas as fiscalizações para verificar se os investimentos estão sendo aplicados”, afirmou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.
O próximo passo será a entrega de documentos estabelecidos no edital, por parte das entidades contempladas. “Os próximos passos serão a abertura de contas, formalização dos convênios firmados entre Instituto Aiba (Iaiba), a entidade proponente e a instituição financeira e, logo após, a liberação dos recursos gradativamente, como também os trâmites de capacitação e prestação de contas” explica a coordenadora de Projetos Sociais do Iaiba, Aléssia Oliveira.
Segue também em anexo a lista dos projetos aprovados.