De acordo com a Forbes, Abilio Diniz acumulava uma fortuna de US$ 2,4 bilhões (R$ 11,9 bilhões na cotação atual), ocupando, em agosto de 2023, a posição 1.272 no ranking global de pessoas mais ricas do mundo.
Um dos líderes do varejo brasileiro, Diniz se destacou após consolidar o Grupo Pão de Açúcar, fundado por seu pai, Valentim Diniz.
Conheça trajetória de Abilio Diniz
Abilio dos Santos Diniz nasceu em 28 de dezembro de 1936, na capital paulista. Foi o primeiro de seis filhos do casal Valentim e Floripes Diniz. Começou a trabalhar na doceria do seu pai, que já levava o nome de Pão de Açúcar.
Em 1956, formou-se na segunda turma da graduação em Administração na recém-criada Escola de Administração de Empresas da FGV. Recém-formado, liderou o projeto de implantação do primeiro supermercado Pão de Açúcar, inaugurado em abril de 1959, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, em São Paulo.
Em 1960, casou-se com Auriluce. O casal teve quatro filhos: Ana Maria, João Paulo, Pedro Paulo e Adriana. Em 2004, Abilio Diniz se casou com Geyze Marchesi, com quem teve os filhos Rafaela e Miguel.
Em 1965 foi para os EUA estudar Marketing na Universidade de Ohio e economia na Universidade Columbia, em Nova York. Ao retornar ao Brasil, o Grupo criado pelo pai já era a maior rede varejista do País. Em seguida, já na década de 70, após adquirir a Eletroradiobraz, viu o Pão de Açúcar tornar-se a maior varejista da América Latina.
O Grupo seguiu fazendo aquisições, expandiu seus negócios para fora do Brasil e se consolidou como líder do varejo durante anos.
Na vidada dos anos 80 para os 90, três situações traumáticas marcaram a sua vida.
O primeiro deles foi a crise familiar que envolveu Abilio Diniz e seus irmãos na sucessão do Pão de Açúcar. Aliás, essa situação só se resolveu em 1994, quando Abilio Diniz teve garantido o controle da companhia em um acordo assinado por todos.
O segundo fato traumático foi o sequestro do próprio empresário. Em dezembro de 1989, Abilio Diniz passou sete dias em cativeiro, em um cubículo subterrâneo. De acordo com o site do empresário, a experiência traumática “eliminou da sua mente a crença de ser um homem inatingível e indestrutível”.
A terceira delas? a quase falência do Pão de Açúcar em 1990. Após a crise, em 1995, Abilio Diniz abriu o capital do Grupo na Bolsa de Nova York para, quatro anos depois, estabelecer a sociedade entre o Pão de Açúcar e o grupo francês Casino.
Em 2009, o GPA adquiriu a rede Ponto Frio, segunda maior rede de varejo de eletrodomésticos do país. Posteriormente, em dezembro, juntou-se com a Casas Bahia e, em pouco tempo, dobrou de tamanho e o valor de mercado.
A história de Abilio Diniz com o GPA terminou em 2013, quando ele deixou o Grupo, depois de 54 anos.
Abilio Diniz deixa GPA e mira outras redes
Em 2013, logo após deixar o Grupo, foi convidado pela gestora de investimentos Tarpon para assumir a presidência do Conselho de Administração da BRF.
Cinco anos depois, o empresário envolveu-se no escândalo da operação Carne Fraca, em que Investigações da Polícia Federal apontaram que fábricas da BRF eram suspeitas de fraudar laudos relacionados à presença de salmonela em alimentos para exportação a 12 países.
No mesmo ano, Diniz decidiu deixar a presidência do Conselho de Administração da BRF. Na decisão pesaram principalmente o escândalo da operação Carne Fraca e a instabilidade do mercado financeiro.
Além do Pão de Açúcar, também se destacou como empreendedor e foi acionista do Carrefour Brasil, ocupando a vice-presidência do conselho de administração do Carrefour Brasil, além de integrar o board do Carrefour mundial, sendo um dos maiores acionistas.
A Península, a empresa de participações da família Diniz, é atualmente o segundo maior acionista do Carrefour. Detém 8,4% de participação e 13,73% do capital votante — à sua frente somente a família Moulin. Abilio era o presidente do conselho da Península.
Amante dos esportes
Apesar de ter feito toda sua carreira no mundo varejista, o torcedor fanático do São Paulo era um apaixonado por esportes. Até fazer suas recentes cirurgias no joelho, tinha uma rotina dura, de quase duas horas diárias de exercícios com peso e corridas na esteira.
Abilio era conhecido por dar conselhos sobre longevidade, cuidados com a saúde e sugestões de rotinas de exercícios a seus interlocutores, como políticos, jornalistas ou funcionários.
Abilio Diniz teve seis filhos, dezoito netos, além de bisnetos. O filho caçula, Miguel, nasceu em 2009, quando o empresário tinha 72 anos. Ele também enfrentou uma tragédia pessoal com a morte do filho João Paulo, aos 58 anos, em 2022.
Tags:
famosos