O município de Cairu, terceiro polo turístico da Bahia, é visto como um dos destinos mais cobiçados pelos turistas que exploram a região, e essa preferência não é sem motivo. Além de suas paisagens e praias paradisíacas, a cidade-arquipélago se destaca nos itinerários turísticos, por sua rica história, e como um dos municípios mais antigos do Brasil.
Com visitas anuais de mais de 400 mil pessoas, o distrito de Morro de São Paulo é tido atualmente como uma das localidades mais atrativas da cidade de Cairu, por conta do seu grande potencial que inclui belezas naturais, culinária e importância histórica.
Entre as opções mais destacadas para aproveitar o destino estão as praias, as festas, a gastronomia, além de trilhas e passeios, que são elementos considerados importantes para Morro. Apesar do local ser mais chamativo durante o dia, o período noturno é também bastante destacado pelas suas atrações. “O turista que chega em Morro à noite recebe várias festas e inúmeros atrativos todos os dias da semana”, contou Cláudio Brito, secretário de turismo de Cairu em entrevista ao BN Hall.
Aproveitar o mar é a recomendação número um para os turistas que pretendem curtir o arquipélago de Cairu, segundo o secretário. Entre os locais indicados por ele estão a primeira, segunda, terceira, quarta e quinta praia, o mirante e a Gamboa.
Ainda em conversa, o secretário de turismo indicou um roteiro para quem pretende passar ao menos três dias no distrito: “No primeiro dia, normalmente as pessoas conhecem a cidade como um todo. Nós temos as praias de Morro de São Paulo que passaram por um processo de ordenamento, deixando-as mais acessíveis aos turistas (...). No segundo dia é costumeiro as pessoas fazerem um passeio em volta à ilha num trajeto que sai de Morro até Cairu, passando por Garapuá, Boipeba e Canavieiras. Já no terceiro dia, as pessoas costumam fazer um passeio de quadriciclo, 4x4 e caminhadas por trilhas. Tudo isso baseado num roteiro que permite ao turista aproveitar completamente a viagem”, recomendou.
ATIVIDADES PARA FAZER EM MORRO DE SÃO PAULOLocalizada no Farol do Morro, a tirolesa costuma ser uma recompensadora atividade devido à vista da região e aventura até a descida para as águas da primeira praia;
Trilhas para quadriciclos e carros off-road estão entre as opções para quem gosta de um pouco mais de adrenalina;
Caminhadas em áreas históricas como a Igreja da Nossa Senhora da Luz e as Ruínas da Fortaleza do Tapirandu são ideais para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o distrito;
Uma das grandes obras de efeito do arquipélago é a retirada completa do lixo, que faz com que os resíduos não fiquem armazenados dentro da ilha, sendo retirados para o continente. Morro também conta com apoio tecnológico em seus passeios: os turistas que quiserem curtir a cidade de Cairú podem utilizar o aplicativo “Viva Cairu”, desenvolvido pela gestão.
EXPECTATIVA PARA O VERÃO
De acordo com o secretário de turismo, as expectativas são altas para a temporada do verão em 2024. “Cairu hoje possui um movimento econômico muito forte e é visto como um grande gerador de emprego e renda. O fluxo de pessoas que chegam em Morro de São Paulo ainda é bastante alto mesmo após o Réveillon. A estimativa é que nesse ano o distrito chegue a mais de 500 mil visitantes, com metade indo no período entre dezembro e março. Nós teremos um aumento de visitantes em torno de 10% a 15% em relação ao ano passado e possuímos 100% de leitos ocupados em todas as localidades do arquipélago”, destacou.
Para quem deseja embarcar para Morro, o distrito oferece três opções de horários diários de voos para quem quer sair de Salvador e, segundo Brito, a tendência é de que, com a alta procura, novos horários sejam liberados.
Tags:
Turismo