Segundo uma reportagem do Metrópoles, o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, reafirmou o compromisso do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de viajar pelo Brasil em 2024, após uma intensa agenda externa em 2023. Para o titular, as viagens internacionais do chefe do Executivo foram uma “imposição” para reparar a imagem do país.
O Metrópoles aponta que em entrevista ao UOL News, Pimenta afirmou que ‘Lula gosta mesmo é de viajar pelo Brasil’. O titula da comunicação acrescentou que ‘nos próximos meses, o governo vai mergulhar no Brasil’. Ainda segundo o Metrópoles, de acordo com Pimenta, a atenção do presidente ao cenário internacional “foi mais uma imposição” depois do governo de Jair Messias Bolsonaro (PL). “Bolsonaro fez com que o Brasil fosse tratado como pária, se vangloriava nos fóruns internacionais que não tinha se vacinado, era seu cartão de apresentação”.
O Metrópoles ressalta nesta reportagem que o chefe do Palácio do Planalto, afirmou que precisou “reconstruir” a imagem do país no exterior e fez críticas parecidas à gestão Bolsonaro. Pimenta ainda citou a Presidência do Brasil no G20, a liderança no Mercosul e a participação nas aberturas de Assembleias da Organização das Nações Unidas (ONU) para dizer que o país tem uma “agenda internacional intensa e necessária”, complementa o Metrópoles.
Tags:
Politica