Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

Mitos e verdades sobre a infertilidade

 




A Organização Mundial de Saúde,publicou relatório que diz que a infertilidade é uma condição que afeta uma a cada seis pessoas adultas em todo mundo, o que equivale a cerca de 17,5% da população adulta global. Para essa fatia da população, o sonho de ter filhos pode não ser realizado de maneira espontânea.

Caracterizada pela ausência de gravidez em um casal com vida sexual ativa e que não usa medidas anticonceptivas por um período de um ou mais anos. Gérsia Viana, médica e diretora do Cenafert – Centro de Medicina Reprodutiva, que faz parte do Grupo Huntington, um dos principais Grupos de Reprodução Assistida da América Latina, explica que a infertilidade desperta muitas dúvidas e ainda é encarada como um tabu por boa parte dos homens. “A informação é uma grande aliada das pessoas que querem ter filhos, os hábitos saudáveis contribuem para a saúde reprodutiva e é importante considerar as consultas de rotina com o ginecologista ou urologista e os exames anuais como forma de prevenção também”, diz a ginecologista, especialista em medicina reprodutiva.

Conforme Gérsia Viana, praticar atividade física regularmente, controlar o estresse e a ansiedade, ter uma alimentação equilibrada, manter uma vida sexual saudável com uma frequência média de três relações por semana, saber o período fértil, dormir bem e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são algumas das medidas que podem aumentar as chances de uma gravidez natural. “Manter-se no peso adequado, não fumar e praticar sexo seguro também podem fazer a diferença”, destaca a médica. “A obesidade, o tabagismo e as Infecções Sexualmente Transmissíveis podem comprometer a fertilidade nos dois sexos”, conclui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste