Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

Polícia Federal faz operação em várias cidades do Oeste da Bahia.

 



Cinco cidades do Oeste da Bahia, são alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (24). Ao todo, são cumpridos nove mandados de busca e apreensão em oito cidades do estado e uma no Sul do Piauí. 

As ações realizadas em Baianópolis, Mansidão, Buritirama, Cotegipe, Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia, além de Xique-Xique e Jacobina e o município de Júlio Borges no Sul do Piauí. 

A investigação desenvolvida pelo Núcleo de Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Delegacia de Polícia Federal em Barreiras (DRCC/DPF/BRA/BA), identificando um esquema criminoso que realizava a contratação fictícia de funcionários por prefeituras municipais, objetivando, entre outras fraudes, o recebimento de indenizações e rendimentos do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Os envolvidos são investigados pelos crimes de estelionato majorado, inserção de dados falsos em sistemas de informações e participação em organização criminosa. As penas somadas podem chegar a 28 anos de reclusão. 

Conforme a PF, as apurações demonstraram o cadastramento fraudulento de vários trabalhadores rurais da região, em vínculos de emprego urbano com entidades públicas, gerando direitos trabalhistas e sociais percebidos irregularmente, em evidente prejuízo ao fundo mantenedor do PIS/PASEP, composto por recursos federais. A operação denominada como “Arcanaum”, termo que, conforme a PF, é usado para exteriorizar conceitos de segredo e mistério. A referência, ainda de acordo com a Polícia Federal, é por causa da maneira usada pelo grupo criminoso, que se aproveitava do acesso restrito a sistemas de informações e de conhecimentos contábeis e burocráticos para praticar o crime.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste