Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

Dr Lino: o nome do PT para a prefeitura de Santa Maria da Vitória

 



Esperança e potencial. Essas são as palavras que Dr Lino mais usou para falar sobre Santa Maria da Vitória em nossa entrevista. Apesar dos muitos problemas que afetam o município, o médico pediatra é otimista ao falar de sua terra natal. “Com uma administração mais responsável e mais alinhada com o governo do estado, Santa Maria pode ir muito mais longe”, afirma o médico pediatra, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores há mais de vinte anos e deve ser o candidato a prefeito do partido em 2024.

Principal nome do PT em Santa Maria, Dr Lino é um dos responsáveis por diversas conquistas que têm chegado ao município por meio do governo do estado. Entre as recentes, estão o asfalto do Mocambo e de Açudina. Além da relação estreita com os deputados Afonso Florence e Neusa Cadores, Dr Lino representa Santa Maria junto ao governador do estado, Jerônimo Rodrigues - o que facilita o atendimento aos pedidos para melhorar a vida da população santamariense.

Seu histórico de luta e dedicação a Santa Maria da Vitória é antigo: Dr Lino foi um dos líderes do movimento que trouxe a UFOB para a cidade. Durante anos, atendeu moradores da zona rural debaixo de uma tenda e barraca de acampamento que ele mesmo levava em seu carro até as comunidades mais carentes. Por conhecer muito bem o interior do município e pela experiência em todos esses anos de liderança e articulação política, o médico acredita estar preparado para governar Santa Maria da Vitória.

Desafios

Segundo Dr Lino, dentre os principais problemas a serem resolvidos, estão a infraestrutura e o saneamento básico precários, as más condições de estradas, além de questões críticas na educação e na saúde. O médico afirma que a maior parte deles podem ser resolvidos com uma gestão articulada com o governo do estado.

“Agora em julho, trouxemos o Odonto Móvel, do governo do estado, para atender nas escolas públicas. Os dentistas fizeram mais de 1.700 atendimentos e 28 mil procedimentos. Essa foi uma ação muito importante diante da triste realidade da saúde bucal em nosso município. Chega a doer o coração quando a gente vê crianças com quase todos os dentes estragados”, afirma.

Até na Policlínica Regional, que também é uma grande conquista trazida pelo governo da Bahia, a má gestão do município já enfrenta problemas. “Os municípios precisam pagar parcelas mensais do custeio dos serviços. Santa Maria está com parcelas atrasadas e isso pode afetar o atendimento futuramente”.

De acordo com Dr Lino, falta força política para concluir o novo hospital municipal. “Até o momento, só foi construída a primeira etapa. Ainda faltam duas, mas o atual prefeito não tem demonstrado força política para viabilizar a conclusão e o funcionamento. Enquanto isso, a população é atendida em condições precárias até de higiene”, lamenta.

Infraestrutura

Dr Lino diz que a falta de investimentos em infraestrutura deixa a população vulnerável o ano todo. “No período de chuvas, locais como o Parque de Exposição e a Feirinha ficam alagados. Na seca, é a poeira que invade as casas e afeta a saúde das pessoas”.

Na zona rural, o péssimo estado de estradas vicinais prejudica o acesso da população a serviços essenciais. “No período de chuvas, alunos não vão pra escola porque as estradas não permitem o transporte. Esses alunos ficam quase dois meses sem estudar e as aulas nem são repostas”, explica.

Outro ponto crítico é o saneamento básico. A ausência de um sistema eficiente compromete a saúde da população e gera impactos ambientais, dificultando a qualidade de vida dos moradores.

Educação em Crise

A educação é um dos grandes desafios em Santa Maria da Vitória. Para Dr Lino, é fato que o atual prefeito não tem boa relação com os professores. “As queixas são muitas em relação ao não pagamento do piso e de precatórios e à falta de incentivo à capacitação”. Outra crítica é o abandono de obras avançadas em escolas. “Exemplos são as escolas de Inhaúmas e Açudina, que, mesmo estando praticamente prontas, não foram inauguradas pelo atual prefeito. Elas estão abandonadas e se deteriorando”.

Esperança e potencial

A superação dessas dificuldades é possível com um planejamento consistente e uma gestão comprometida, de acordo com o médico. “Santa Maria tem um potencial gigantesco na agricultura familiar. A terra é boa, temos água em abundância e nosso povo é muito trabalhador. Temos um comércio forte e prestamos serviço para toda a região. Também somos um polo universitário com a UFOB e as faculdades particulares. E ainda temos o Rio Corrente, com forte potencial turístico. Nós vamos, junto com o governador Jerônimo, fazer muito por Santa Maria e pelo nosso povo. Estamos prontos para isso”, finaliza .




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste