QUERO CHAMAR SUA ATENÇÃO PARA ESTE NÚMERO.
Mas muita, muita mesmo. Por isso escrevi assim.
Só para lembrar:
Trombose no COVID: 16%
Trombose na vacina: 0,0004%
Ou seja: COVID 40.000 X MAIS
40.000 = quarenta mil vezes, você leu certo!
Estou aqui de novo, falando sobre esse assunto, porque é necessário. Ainda tem gente com medo ou escolhendo não se vacinar, falando que a vacina pode dar trombose. Felizmente, o processo de vacinação tem avançado e muito e a tendência é melhorar, possibilitando, assim, o retorno para momentos menos restritos. Porém, algumas pessoas ainda estão receosas com medo de reações das vacinas, especialmente a Trombose!
Mas, não é bem assim. Algumas informações divulgadas são desleais e precisamos entender a diferença entre mitos e verdades. Então vamos falar aqui deste assunto quantas vezes precisar. Abaixo os mitos!
A Vacina contra a COVID-19 pode dar Trombose?
Várias sociedades médicas, inclusive a Sociedade Brasileira de Hemorragia e Trombose (@sbth_bsth), já se manifestaram, explicando que os eventos trombóticos relacionados à vacina são raros, e há dificuldade até de relaciona-los a vacina em si. E não há nenhuma contra-indicação atual para quem já teve trombose na vida tomar qualquer das vacinas disponíveis atualmente. Por isso o ideal é sempre se informar e saber em qual fonte está se informando.
Os fenômenos trombóticos associados a vacina, ficam em torno de 0,0004%, eu digo em torno, porque a taxa em algumas vacinas é até menor que isso.
A COVID-19 causa Trombose?
A COVID-19 é uma doença frequentemente associada a eventos trombóticos, e principalmente nos casos mais graves, chegando a uma taxa de 16%. Por isso, é necessário manter os cuidados contra o vírus, tomar a vacina contra a COVID-19 quando chegar a sua vez e só compartilhar informações que sejam, de fato, verídicas.
Vamos combater o medo com informações.
Mande para aquela pessoa que ainda está insegura, e precisa pensar bem nestes números. Para fazer as melhores escolhas!
Caso ainda tenha dúvidas, consulte um médico de sua confiança, preferencialmente registrado na Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Dra. Grace Mulatti
Cirurgia Vascular
CRM 124.954 / RQE 44726
Tags:
Saúde&Bem-Estar