Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

O Trabalho das mulheres na igreja cristã maranata

 



Na Igreja Cristã Maranata (ICM), a presença feminina é indispensável. Assim como os homens vinculados à instituição trabalham voluntariamente como obreiros, diáconos e pastores, as mulheres lideram projetos relacionados à educação, à saúde e à caridade. Igualmente, não recebem nenhum salário.


Um desses projetos é o trabalho das professoras, que auxilia as classes de bebês (0 a 3 anos de idade), crianças (3 a 7 anos), intermediários (7 a 11 anos) e adolescentes (11 a 15 anos). Ao completarem 15 anos, os aprendizes recebem a oportunidade de batismo e passam a integrar o trabalho de jovens. Essa iniciativa começou em 1984, quando Sara Gueiros Dodd percebeu a importância da educação religiosa para os pequenos fiéis.

As professoras usam linguagens apropriadas para as classes, de maneira a otimizar a compreensão dos ensinamentos religiosos. Bebês de 3 anos de idade, por exemplo, têm uma capacidade de absorver conhecimento diferente da observada em adolescentes. Cuidado é a palavra-chave.

Mas não para aí. Além de transmitir os ensinamentos bíblicos aos aprendizes, as professoras realizam trabalhos sociais. O objetivo é conhecer as necessidades das crianças, dos intermediários e dos jovens.

“Minha alegria é ver o irmão próspero”


“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” Jeremias 29,11

O trabalho das senhoras também representa a força da participação feminina na ICM. Quem comparece aos cultos às quartas-feiras, por exemplo, percebe que a cerimônia é inteiramente conduzida pelas servas. E tem mais. As mulheres são responsáveis pelas reuniões e pela ornamentação dos templos. Também prestam assistência às grávidas, às viúvas e aos idosos.

Jurama Barros Gueiros (in memoriam) destacou-se como pioneira nesse projeto. Seu empenho como coordenadora de Trabalho de Senhoras da Igreja Cristã Maranata contribuiu para a ascensão das mulheres na instituição.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste