Sem licitação, o Exército comprou um aparelho de raio-x portátil pelo valor de cerca de R$ 500 mil. De acordo com informações da coluna de Paulo Cappelli, no portal Metrópoles, o equipamento importado foi adquirido pela Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW), responsável pelas compras no exterior.
Ainda segundo a publicação, apesar da ordem de serviço para a compra ter sido assinada em fevereiro de 2022, na gestão de Jair Bolsonaro (PL), a divulgação da aquisição foi divulgada apenas na semana passada.
O equipamento em questão se trata de um Handheld Backscatter X-Ray Imager vendido pela Berkana Defense & Security, nos Estados Unidos. O valor do aparelho foi 102,9 mil dólares.
Questionado sobre a demora para dar transparência a respeito da aquisição, o Exército não se manifestou. Também não foi informado o motivo da compra, assim como a destinação do aparelho.
Em março deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) realizou uma auditoria nas compras das Forças Armadas nos Estados Unidos. O levantamento apontou que as aquisições somaram R$ 20 bilhões entre 2018 e 2022.
Tags:
Politica