Sítio do Mato foi emancipado de Bom Jesus da Lapa em 1989 e hoje tem uma população com mais de 12 mil habitantes e mesmo com este crescimento o município continua sendo totalmente dependente do município e da política de Bom Jesus da Lapa.
A cidade de Sítio do Mato fica a 47km da capital Baiana da fé sendo essa a distância mínima que a população de sítio do mato precisa percorrer para receber os primeiros atendimento médico, caso precise de uma cirurgia ou de uma maternidade.
No governo de Casio Cursino a dependência do município vizinho se intensificaram; Para conseguir exames simples, revisões, retorno médico ou até mesmo o resultado do exame é necessário que as pessoas providenciem pagamentos ou recorrer a cidade de Bom Jesus da Lapa.
A falta recorrente de médicos e medicamentos nos PSF da zona rural do município, ausências de faculdades e escolas cívicas militares, de linhas dos ônibus e a falta de um cartório e fórum independente para o município, além de uma agência bancária que atenda a necessidade da população.
A maioria dos políticos da cidade de Sítio do Mato não moram no município, exemplo disso é o prefeito Casio Cursino e o presidente da Câmara de vereador Galego da União que com está atitude, mostra despreparo para o cargo que ocupa no município e um grande desprezo com a população do município que o elegeram.
Sítio do Mato tem hoje uma das piores educações públicas da Bahia. Os alunos tiveram que voltar as aulas com escolas sem passar por nem um tipo de reforma ou sem qualquer melhorias, nem a merenda os alunos tiveram direito nós primeiros dias de aula.
Em algumas comunidades os pais fizeram as matrículas porém a gestão pública não colocou as escolas para funcionar e o motivo seria não ter que contratar professores. Prevalece a covardia do atual prefeito para com os professores que vão trabalhar na Zona Rural e não recebe o custo de deslocamento(mesmo isso sendo direto dos professores e que já estava sendo pago nas gestões passadas).
Portal Veja oeste