Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste

Retiros surgem como alternativa para fugir do Carnaval durante a folia

 





Uma das festas mais esperadas, o Carnaval mobiliza foliões de diversas idades e de várias regiões. Entretanto, há quem prefira fugir da agitação das ruas e aproveitar o feriado em um ambiente mais tranquilo. Para essas pessoas, os retiros de Carnaval são a solução perfeita, pois oferecem uma alternativa aos tradicionais bloquinhos de rua.



Com uma oferta de experiência mais tranquila, mas não menos animada, os retiros geralmentem são regados a descanso, música, dança e atividades diversas. Em resumo, essas viagens durante o Carnaval surgem como opções para aqueles que procuram uma experiência de férias longe da agitação das ruas.


O Sítio João e Maria, em Abrantes, sediará um destes retiros, que acontecerá entre o sábado e a terça-feira. Durante estes quatro dias, participantes do retiro indígena “O Xamanismo e a Arte do Bem Viver” terão a oportunidade de se conectar com a natureza de forma mais intensa.

“Vamos trazer a cultura xamanica, que traz essa arte de bem viver em harmonia com a natureza, com os outros seres. A gente trabalha com medicina da floresta, então fazemos vivências, cerimônias... Mas essa edição é a primeira que vamos realizar durante o Carnaval. Mas cerimônias e vivências fazemos sempre”.

A declaração é da Txany Carol, indigenista, terapeuta xamanica e taróloga que organiza o evento. Nele, haverá cerimônias de medicina da floresta, da jurema, e uma cerimônia de ayahuasca. O evento não é restrito a xamãs e haverá ainda um batismo indígena, quando um nome indígena será designado a cada um.

“Nosso objetivo é semear esse conhecimento para que mais e mais pessoas entendam o que é a arte do bem viver Esse desconectar um pouco da matrix, desse sistema que nos deixa inertes e em modo automático. Justamente trazer o ser humano a um olhar mais natural, harmônico, conectado com a natureza e consigo mesmo”,completou.

Nos mesmos dias, em Guaibim, haverá um retiro que, apesar de ser organizado por membros da igreja Adventista, reúne pessoas de diversas religiões. Marcos Ferreira, organizador do evento, afirma que o retiro mescla cunhos espiritual e de lazer. “Nós vamos ficar em um local reservado, mas durante o dia vamos fazer turismo, passeata, então é um retiro social e espiritual. Durante o dia o pessoal fica livre”.

Durante o dia, os participantes ficam livres para aproveitar o local ou desbravar a região, que conta, inclusive, com praia próxima. Durante a noite, acontecem as programações religiosas. “Sempre à noite dedicamos à parte espiritual, temos um pastor, um líder espiritual que dirige a programação, todos os dias. Algumas pessoas durante o dia buscam a parte espiritual. Mas organizado pela direção é sempre a noite”, explicou.

Esta não é a primeira edição do retiro. Ele acontece durante os carnavais e os participantes se reúnem em um grupo no WhatsApp, onde aguardam o anúncio da edição. “Todo ano fazemos. O último foi o primeiro ano de pandemia, quando houve carnaval. O pessoal pode esperar harmonia, amizade, a palavra de Deus prevalece. A confraternização geralmente tem resultado positivo. As pessoas voltam mais felizes e têm contato maior com Deus”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Veja Oeste | O Seu Portal de Notícias do Oeste