Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, realizaram um experimento e descobriram que os vídeos melhoraram a capacidade das pessoas de reconhecer conteúdo manipulador. Com o resultado, o YouTube planeja exibir anúncios que educam as pessoas sobre técnicas de desinformação.
Eles serão exibidos na Eslováquia, República Tcheca e Polônia para combater as notícias falsas sobre refugiados ucranianos.
O Google, empresa dona do YouTube, disse que as descobertas “emocionantes” mostram como a mídia social pode prevenir ativamente a disseminação de desinformação.
A pesquisa foi baseada em uma área de estudo em desenvolvimento chamada “prebunking”, que investiga como a desinformação pode ser desmascarada ao mostrar às pessoas como ela funciona — antes de serem expostas à mesma.
No experimento, os anúncios foram exibidos para 5,4 milhões de pessoas, das quais 22 mil foram inquiridas posteriormente.
Depois de assistir aos vídeos explicativos, os pesquisadores observaram:
– Uma melhoria na capacidade dos participantes de identificar técnicas de desinformação;
– Uma maior habilidade para discernir conteúdo confiável de não confiável;
– Uma capacidade melhor de decidir se deseja ou não compartilhar conteúdo.
A pesquisa revisada por pares foi conduzida em conjunto com o Google e será publicada na revista científica Science Advances.
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