O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva concorreu cinco eleições no Brasil, ganhou apenas duas e conseguiu eleger sua sucessora, a ex-presidente Dilma Rousseff, em uma eleição polêmica e rodeada de escândalos por fraudes eleitorais.
O ex-presidente Lula causou nos brasileiros esperança e expectativas que não foram correspondidas ao longo dos seus 13 anos de governo.
Nos governos Lula e Dilma a esquerda levou o Brasil a passar por uma crise econômica ética e moral, com os escândalos de corrupção envolvendo a alta cúpula do partido dos trabalhadores.
Em 2013 os Brasileiros se revoltaram e foram as ruas pedindo "fora Lula e PT". Sem apoio popular e sem apoio no congresso nacional a ex-presidente Dilma Rousseff, foi caçada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Nacional, pondo fim nos governos da esquerda no Brasil.
Com a decepção que os brasileiros tiveram com o ex-presidente Lula, os partidos da esquerda como PT, PSOL e PC do B e Rede estão se esvaziando pela falta de militantes nas manifestações e candidatos nas eleições.
Após ser preso e acusado de ser o chefe da maior organização criminosa que já comandou o Brasil, o ex-presidente foi solto através de manobras judiciárias. Mesmo sendo posto em liberdade, ele continua preso, com medo da população. Lula sai nas ruas apenas para participar de eventos fechados com os apoiadores.
O ex-presidente Lula é vaiado e por onde passa não pega vôou comercial, se recusa a dar entrevistas e anda com um forte esquema de seguranças fortemente armados, mesmo sendo á favor do desarmamento.
O ex-presidente Lula tem sido impedido de entrar em várias cidades Brasileiras e não é bem visto por boa parte da população que o considera um ladrão corrupto, no qual foi descondenado pelos ministros do STF que mudaram o entendimento do processo.
Portal Veja Oeste