Rede também fará o monitoramento ambiental da Amazônia
Durante sua estadia no Brasil, o bilionário Elon Musk anunciou, nesta sexta-feira (20), que lançará a rede Starlink para monitoramento ambiental da Amazônia e fornecimento de internet para 19 mil escolas rurais brasileiras, onde há dificuldades de conexão. A notícia foi dada pelo CEO da Tesla por meio de publicação no Twitter.
– Super animado por estar no Brasil para o lançamento do Starlink para 19 mil escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia! – declarou Musk.
A rede Starlink é um sistema de satélites da empresa de transporte espacial SpaceX, cujo Musk é fundador. Em janeiro, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) concedeu direito de exploração até 2027, para que o magnata possa operar seu serviço de satélite em todo o Brasil.
Conforme explica a empresa, a conexão oferecida pela Starlink envia suas informações através do vácuo espacial e, por isso, chega com mais rapidez que no caso de companhias que utilizam o sistema de fibra ótica. Essa tecnologia permite que a internet alcance locais menos acessíveis.
Elon Musk desembarcou no estado de São Paulo nesta sexta, onde participa de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PL), outros políticos e também empresários. O encontro ocorre no Hotel Fasano Boa Vista, em Porto Feliz. O pouso da aeronave que trouxe Musk aconteceu em um aeroporto privado de São Roque, cidade que fica a 70 quilômetros da capital paulista.
Na lista de empresários e executivos que participam do almoço estão principalmente membros da área de telecomunicações, como integrantes das operadoras Claro, Tim e Oi. A razão para isso é o projeto do bilionário de operar a Starlink no país.
Tags:
Brasil