O resultado de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) demonstrou que 50% dos brasieliros não possuem saneamento básico adequado. Esse dado indica um comprometimento no escoamento do esgoto que, muitas vezes, é despejado nas águas do mar sem nenhum tratamento e deixando-as impróprias para o banho. Mas,ainda segundo a pesquisa, duas praias nordestinas estão entre as mais limpas do Brasil.
De acordo com a Casa Vogue do portal Globo, em 2021 o Brasil aumentou o número de praias certificadas com o selo internacional Bandeira Azul que analisa aspectos relacionados a gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, ecoturismo e responsabilidade social diante da região, comprovados pelo Ministério do Turismo. Hoje são 22 praias certificadas no Brasil e duas delas estão no Nordeste.
A Paria do Patacho em Porto de Pedras, no Estado de Alagoas, que chama atenção pela cristalinidade da água em tom de azul vibrante. Assim como a Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, na Bahia, se destaca pela beleza natural do ambiente. Além de ser um dos principais pontos turísticos marítimos pela transparência e tranquilidade das águas.
Esse estudo mostrou que a região Nordeste e o litoral do estado de São Paulo foram as únicas regiões do Brasil que apresentaram melhoras em termos de qualidade de água. Já que desde 2016 não há avanços no país em termos de limpeza das praias.
Tags:
Turismo